PLANEJAMENTO PREVIDENCIÁRIO
Você sabe o que é o Planejamento Previdenciário?

Você já pensou que pode fazer um estudo para saber quando, como e qual valor irá se aposentar?
Como a reforma das leis previdenciárias alterou os planos da tão sonhada aposentadoria, e como se enquadrar nas suas diversas regras de transição.
Tem como fazer um estudo baseado nas contribuições existentes para calcular quando e qual valor (estimativa) irá se aposentar.
Entender como o fator previdenciário (fórmula matemática que usa a idade/expectativa de vida do segurado como redutor da renda) e a regra de ponto (exclui o fator previdenciário, soma-se a idade e o tempo de contribuição) influem no cálculo.
É importante saber, se antes do pedido da aposentadoria, você está no caminho certo contribuindo com valores ajustados ao seu caso (adianta pagar sobre o teto ou pagar sobre o piso).
Isso deveria ser pensado bem antes de iniciar o processo de aposentadoria, com um planejamento de como se atingir este objetivo.
O planejamento previdenciário é uma projeção! Sendo que além do regime geral (INSS), com as reformas introduzidas em nosso sistema, deve ser dado atenção a uma outra opção como planejamento previdenciário, a previdência privada.
Não deixe para pensar na aposentadoria somente quando for fazer o requerimento, o importante é planejar seu futuro desde cedo.

Dra. Aline Scherer Mendes OAB/RS 56.342
-Graduada em Direito pela Pontifícia Universidade Católica-PUCRS 2002.
-Pós-graduada em Direito Tributário na Fundação Getúlio Vargas 2006.
-Pós-graduada em Direito Previdenciário pela Esmafe-RS